Lesões Frequentes Do Joelho

Orientações Pré e Pós – Operatórias Para Cirurgias Do Pé e Tornozelo
29 de setembro de 2017
Cirurgias Convencionais
29 de setembro de 2017
Exibir tudo

Lesões Frequentes Do Joelho

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_column_text]Os joelhos são as articulações centrais dos membros inferiores, formados pelo osso da coxa (fêmur) pelos ossos da perna (tíbia e fíbula) e pela patela. Esses ossos são unidos por um complexo conjunto de ligamentos e apresenta entre eles, a cartilagem e os meniscos.
Por se tratar de uma articulação de carga, com o passar dos anos se sofre um envelhecimento e pode ser acometido por patologias de origem degenerativa e traumática.
Em nosso país, onde o futebol é tido como esporte “Nacional”, por ser praticado por grande parte da população, é muito freqüente as lesões traumáticas sobre os joelhos.
As lesões ligamentares (entorses) são mais comuns que acometem o joelho, sendo o ligamento colateral medial o mais frequentemente acometido nesses traumas. O seu diagnóstico é possível de ser feito apenas com o exame físico, e quando é de forma isolada, tem o tratamento de uma maneira simples. Basta a retirada do apoio (utilização de muletas), analgésicos e gelo, objetivando a regressão do processo inflamatório, (a fisioterapia pode auxiliar nesse período) e facilitando a reabilitação.
Quando o exame físico indicar lesões do ligamento colateral medial associada a outros ligamentos ou lesões dos ligamentos cruzados anterior e posterior ou do ligamento colateral lateral, necessita-se de uma abordagem mais agressiva, fazendo-se necessários exames complementares como a Ressonância Magnética. Caso a hipótese diagnóstica venha a se confirmar é necessário, a intervenção cirúrgica.
No procedimento cirúrgico é realizado a sutura dos ligamentos, bem como transplantes e enxertos ligamentares, no qual se busca a estabilização dessa articulação. Neste caso é indicado que a intervenção cirúrgica ocorra tão logo se tenha regredido o processo agudo, não devendo postergar, para que se evite lesões secundárias. É sabido que uma articulação instável faz movimentos anormais (falseios), causando lesões secundárias a meniscos e cartilagem, ocasionando assim um envelhecimento precoce da articulação. Costumo dizer aos pacientes que “uma lesão ligamentar sabemos consertar, mas um joelho gasto, não tem conserto”.
As lesões meniscais também são freqüentes em traumas torsionais e seu diagnóstico definitivo é conseguido com a Ressonância Magnética. Seu tratamento é cirúrgico, com um procedimento pouco invasivo, realizado por videoartroscopia, quando fazemos o reparo meniscal por meio de sutura ou ressecção da parte rompida.
É de grande importância a compreensão do paciente quanto à lesão que apresenta para que possa contribuir para reabilitação que muitas vezes é a parte mais complicada, pois depende muito da dedicação do mesmo.
Ocorreram grandes evoluções nas abordagens dos traumas do joelho, com procedimentos cada vez menos agressivos e mais efetivos nos seus resultados, porém tudo parte da abordagem inicial correta, onde são conhecidos os mecanismos que levaram aquele trauma, assim como um exame físico minucioso, possibilitando um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_images_carousel images=”7124,7125,7126″ img_size=”large”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row]